terça-feira, 23 de novembro de 2010

Redação "Respeitar e cuidar" By: Helaine


Respeitar e Cuidar
Respeitar e cuidar, palavras que por muitas vezes não são levadas em consideração no dia-dia. Porém, faz uma enorme diferença para aqueles que as usam e para quem as recebe. Pena que cada vez mais, com o passar do tempo parece que são esquecidas, quando na verdade deveria se fortalecer. Portanto vamos entender melhor que duas palavras entre tantas, quer na verdade dizer para  aqueles que fazem o uso delas e para quem recebe de alguma forma.
Respeitar uma palavra que vem do latim respecto. Quando encontrada  no dicionário quer dizer: ( Dar provas de respeito. = honrar, venerar).  Contudo  tudo que significa é reconhecer o direito de outra pessoa. Se importar com sentimentos das outras pessoas e não fazer para outra pessoa mesmo que desconhecida o que não quer para si próprio. Respeitar é pro exemplo: Entrar em um transporte publico, exemplo, um trem repleto por pessoas e visualizar aquele acento preferencial, e ter a sensibilidade de deixa-lo livre para um idoso, gestante, deficiente físico e pessoas com criança de colo. Podemos classificar este ato como um ato de respeito, ao direito alheio. Sempre tendo em mente que hoje você talvez não se encaixe nos requisitos para um acento preferencial, porém não sabemos daqui 1 ano, 10 anos, 20 anos...  
Cuidar existe varias maneiras para interpretar esta palavra. Porém a principal ideia seria estar zelando por alguém ou por algo. Por exemplo: quando ganhamos ou compramos aquele objeto tão desejado, existe uma grande tendência para cuidar e zelar por tal objeto. Para que o esforço aplicado para a posse de tal objeto, seja recompensada. Porém existem também os fatores de cuidar do nosso meio ambiente como, por exemplo: Não jogar lixo na rua, não pinchar propriedade publica que na verdade existem donos. E somos nós, a população que abita tal lugar. Sem contar que evitando jogar lixo na rua, seria evitada as enchentes, inundações e enchentes e automaticamente salvaríamos varias vidas. Com isso a população poderia para de falar que, Deus a esqueceu ou que não tem sorte na vida. Sendo que a verdade não tem nada a ver com Deus ou com sorte. Apenas tem a ver com cuidado, todo o lixo jogado em rios, ruas, bueiros, florestas... Fossem reciclados tudo seria evitado, e teríamos mais renda e capital circulando pelo país. E ajudando família necessitadas. Portanto existe varias maneiras de cuidar de algo ou de alguém de um lugar.
Portanto, contudo vemos que  respeitar e cuidar um complementa o outro de uma certa forma. Quando se à respeito de uma certa forma já cuidamos. Porém tudo exige uma dedicação. O mundo, a sociedade precisa em vez de ser tão egoísta e destruir o mundo que abitamos devemos cuidar e respeitar com muito carinho. Para que com o passar do tempo tudo melhore e não piore. Para que nossos filhos, netos, bisnetos... Tenha a oportunidade de viver e conviver com um mundo cada vez melhor. Se começarmos ter consciência sobre tudo isso agora,  daqui 20 anos tudo será bem melhor. Depende apenas de nós mesmo e de ninguém mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário