terça-feira, 9 de novembro de 2010

Relações interpessoais (respeitar, cuidar, considerar e conviver)



ENADE  Professor Antonio Souza

São relações de uma pessoa com outra, individualmente, e de pessoas entre si, coletivamente, num mesmo grupo social, profissional ou de interesses comuns. Em ambos os casos são relações necessárias à convivência social. O homem -- o homem e a mulher --, segundo o filósofo Aristóteles, é também um “animal social”, assim como um “animal político” ou zoom politikom. As relações interpessoais são de natureza
social ou política, dependendo dos casos.

RESPEITAR o outro ou a outra, os outros e a si mesmo é um principio básico nas relações interpessoais. O outro não é só quem julgamos diferente de nós, mas alguém
com quem temos de conviver na vida social, familiar, profissional. Alguém com quem, por algum motivo, temos interesses em comum, com quem compartilhamos alguma coisa. Exemplos? Uma pessoa com necessidade especial; pessoas com orientação sexual diferentes; uma subordinada no ambiente de trabalho; uma amiga; um familiar; um estranho, etc.

CUIDAR é uma outra forma de relação interpessoal. É uma relação muito ligada ao afeto, como na expressão “quem ama ou gosta, cuida”. Este cuidar pode ser no sentido de preservar ou proteger a pessoa ou as pessoas com as quais temos relações de maior afinidade. Cuidar também pode significar que nas relações interpessoais a pessoa ou as pessoas devem evitar conflitos desnecessários, que as ponham em risco; ou sobre comportamentos que possam determinar o fim das relações. É exemplo todo tipo de comportamento negativo aqueles que humilham, desprezam, ridicularizam ou diminuem o outro, a outra ou os outros.

CONSIDERAR é uma atitude da razão, da capacidade intelectual de julgamento. Nas relações interpessoais considerar significa que aquele que pensa, diz ou determina que a ação do outro ou dos outros têm importância para ser levadas em consideração, em conta, aceita. Dizemos que se trata de uma atitude racional porque um dos princípios básicos nas relações entre as pessoas é que “ninguém é ou deve ser dono da verdade”. Para exemplificar, diríamos que é preciso “considerar a opinião de fulano”, “o comportamento de sicrano” e os “defeitos ou qualidades de beltrano”. Ou seja, ser tolerante com o outro ou os outros.

CONVIVER é a mesma coisa que viver juntos: na casa, no trabalho, na escola, na rua. Há graus diferentes de convívio: os mais íntimos, os mais profissionais, os de cordialidades. Mas, de qualquer forma, conviver é, nas relações interpessoais, o mesmo que aceitar, tolerar o outro ou os outros, na vida comum. São exemplos as relações familiares, profissionais e as da vida cotidiana das pessoas envolvidas.

A COMPETIÇÃO interpessoal pode tornar as relações entre as pessoas em relações políticas, no sentido de que elas querem ter algum tipo de poder. Isto é da natureza dinâmica da sociedade. Mas a competição interpessoal não pode ou não deve excluir a ética ou o bom comportamento. Ao contrário, as relações interpessoais, no nosso atual estágio de civilização, não podem prescindir ou de deixar de ter o respeito, o cuidado, a consideração e o melhor convívio entre as pessoas.

ESTE TEMA está relacionado à necessidade do comportamento politicamente correto entre as pessoas. Ao nível da sociabilidade exigida nas diversas esferas da vida social. Nas atitudes de cada um na vida familiar, profissional e no cotidiano. E que as relações interpessoais são um dos traços ou características da sociedade humana: tanto mais evoluída quanto maior respeito e tolerância houver entre as pessoas.


http://famanet.br/pdf/ingresso/cartilha_enade.pdf

Um comentário: